domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tecnologia Assistiva

O que é a tecnologia assistiva?

É definida como equipamentos ou adaptações para equipamentos fabricados sob medida para melhorar, aumentar ou dar condições para que pessoas com deficiências consigam desenvolver as suas habilidades.
como exemplos destas tecnologias podemos apontar:

Notebook: Software que permite que a pessoa ouve as orientações e consegue navegar ouvindo por meio de um fone todas as informações escritas. Alguns destes notebooks têm o preço um pouco alto, mas existe versões gratuitas, como o DosVox.

Motrix - É um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, com o auxilio da internet, um acesso amplo à escrita, à leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados ao microfone.É um software gratuito.

Virtual Vision 5 – Programa que permite aos deficientes visuais usar as funções do Windows, o Office, e a Internet Explorer. Tudo é feito pelo Delta Talk, tecnologia que utiliza a voz sintetizada em português.

Delta Talk – É a Interação com o computador. O programa fala com voz humana, qualquer texto disponível no ecran, permitindo que o trabalho seja menos cansativo.

Dosvox – É outro programa capaz de sintetizar a voz em português. Foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro e permite que o deficiente visual utilize o computador sem precisar de outras pessoas. É um software gratuito.

Com estas inovações tecnológicas, as pessoas com dificuldades conseguem ler o jornal, revistas, aceder à internet, conversar pelo chat e ter todas as relações interpessoais comum à todas as pessoas. A tecnologia assistiva está a mudar a realidade de muitas pessoas.


[Em Linha] [Consult 30 Jan 2010] Disponível em: WWW:URL:http://www.vejam.com.br/node

Nenhum comentário:

Postar um comentário