domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alguns Exemplos de Ferramentas (e hardwares) para Pessoas com Deficiência

Monitor Tátil: Possibilita a interacção do utilizador com o computador, directamente no monitor, sem o auxílio de teclado e/ou rato.
SmartNAV: Permite o utilizador controlar o computador apenas com os movimentos da cabeça.
Teclado em Braille: Permite ao utilizador conhecer as teclas do teclado através da linguagem Braille.
HelpiJoy: É um joystick proporcional, que permite substituir as funções do rato.
Tracker Pro: Permite que uma pessoa sem controlo dos membros superiores ou inferiores, possa mover o ponteiro do rato com movimentos muito ligeiros de cabeça.
Impressora Braille: Permite que o utilizador realize impressões em Braille.
Easylink: O EasyLink é um teclado Braille sem fios para usar com um PDA, Smartphone ou computador. É composto por seis teclas de escrita Braille ergonomicamente dispostas e três botões de função.
BrailleNote: Lê documentos em grau 1 ou 2 de Braille. Envia e recebe E-mail. Lê ficheiros, anexos do Word. Envia ficheiros anexos do Word. Funciona como linha Braille ou sintetizador de voz. Toma notas. Agenda de compromissos. Alarme. Calculadora científica.
Telefone TDD – Telecomunication Device for the Deaf: Sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos. Permite realizar a marcação por telefone e receber as mensagens escritas na tela do computador
• Telefones para pessoas com deficiência auditiva e de fala.
• Telemóveis para pessoas com deficiência: Os aparelhos possuem softwares acoplados que permitem a leitura em viva voz de todas as funcionalidades do telemóvel.
Rato Ocular: Trata-se de um aparelho que possibilita aos deficientes físicos com tetraplegia o acesso irrestrito ao uso de computadores. Oferece ao utilizador, portador de deficiência motora, recursos para comunicação, Internet e controle.

Fonte: [Em linha][Consult. 10 Fev. 2010]Disponivel em:WWW:URL:http://www.infjovem.org.br/infopedia/tematicas/tics/as-tics-e-as-pessoas-com-deficiencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário