sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

GUIDO

As pessoas mais idosas com mobilidade reduzida e deficiência visual têm muita dificuldade em contornar obstáculos. Este estado físico pode contribuir para o enfraquecimento da saúde da pessoa e para o aumento dos custos de cuidados de saúde e de segurança a cargo da sociedade. Do mesmo modo que o primeiro “andarilho” guiado do mundo, o GUIDO (sistema de apoio à mobilidade que utiliza robótica avançada e inteligência artificial) funciona como um andarilho com rodas, embora utilize a tecnologia robótica para ajudar as pessoas mais idosas e com deficiência visual a recuperarem um pouco de independência, alegria e condição física.

Este dispositivo utiliza raios laser e sensores “sonar” para inspeccionar o seu ambiente imediato e identificar marcas em terra e obstáculos. Depois, comunica estes dados ao utilizador através de mensagens vocais e da direcção. Embora o dispositivo seja um sistema mecatrónico altamente sofisticado, dispõe de comandos simples e intuitivos que facilitam a sua aprendizagem e utilização. Chamou a atenção mundial e ganhou um prémio pela sua capacidade de melhorar os estilos de vida das pessoas com deficiência visual e de mobilidade.

Comercializada agora pela firma Haptica, sedeada na Irlanda, a tecnologia foi desenvolvida com o apoio da UE por uma equipa composta de gregos, irlandeses, suecos e britânicos em sintonia com utilizadores, prestadores de cuidados de saúde e médicos.

[Em linha][Consult. 10 de Fevereiro de 2010]Disponível na Internet: http://ec.europa.eu/research/leaflets/disabilities>

Um comentário:

  1. Gostaría de saber se existe esse aparelho sendo vendido no Brasil. Mais alguma informação se já está no mercado, se já tem algum def. visual usando.
    Vera

    ResponderExcluir