terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alguns exemplos de soluções tecnológicas – Softwares – para Pessoas com Deficiência

NOSVOX – Sistema de programas livre e aberto: navegador Webvox

O NOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o utilizador através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
Sistema desenvolvido pelo Núcleo de Computação Electrónica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/


· Jaws for Windows – Software comercial com versão DEMO

JAWS for Windows é uma solução poderosa de acessibilidade que lê informações no ecrã usando discurso sintetizado. JAWS oferece muitos comandos úteis que tornam a utilização dos programas mais fácil, como editar documentos e ler as páginas da Web. O JAWS Braille também pode ser uma saída ao invés da fala.

Mais informações: http://www.freedomscientific.com/jaws-hq.asp


· NVDA – Software livre e aberto para plataforma Windows

O NVDA (Acesso Não-visual ao Ambiente de Trabalho) é um software livre, de código aberto, onde qualquer pessoa que entende do assunto pode contribuir para o seu aperfeiçoamento.

Mais informações: http://www.nvda-project.org/wiki/Snapshots


Windows-Eyes – Software comercial para Windows

Com o Windows – Eyes, o leitor de ecrãs mais estavaveis disponíveis na mercado de hoje.

Windows –Eyes da total controle sobre o que o utilizador ouve e de como ouve.

Windows-Eyes é a chave para abrir as portas de um mundo com informação ilimitada, um mundo onde o trabalho tem precedência sobre as dificuldades técnicas. Esta é uma aplicação líder para pessoas invisuais, ou com deficiências visuais, pois converte os componentes do sistema operacional Windows em discurso sintetizado, permitindo um acesso total e completo de Sistemas de Computador baseado no Windows.

Mais informações: http://www.gwmicro.com/Window-Eyes/


· Virtual Vision

O Virtual Vision é a solução definitiva para que deficientes visuais possam utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz.

Mais informações: http://www.virtualvision.com.br/


· MOTRIX

O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O accionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.

Mais informações: http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/


pVoice

O pVoice é uma aplicação para Comunicação Alternativa e Aumentativa (AAC – Augmentative and Alternative Communication) que usa símbolos ou fotografias para gerar palavras sonoras.

As pessoas com incapacidade de falar podem selecionar estes símbolos para que o sistema verbalize e fale por elas.

O pVoice está disponível em vários idiomas, incluindo o Português (traduzido pelo cog) e é uma aplicação Open Source, ou seja, o download é grátis.

Mais informações: http://pvoice.org/


· MyTobii

O MyTobii é um sistema de acesso ao computador unicamente através do olhar. A utilização desta nova tecnologia permite detectar com rigor para onde o utilizador está a olhar seguindo o movimento dos seus olhos.

O MyTobii foi desenvolvido especialmente para facilitar a comunicação e a independência de pessoas com paralisia cerebral, ou outras disfunções neuromotoras graves como lesões cerebrais, esclerose lateral amiotrófica, etc.

Mais informações: http://www.anditec.pt/acessibilidadedigital/interfaces/eyetracking/161-mytobii.html


· Braile Fácil

O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais.

O texto pode ser digitado directamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional.

É possível a criação de desenhos tácteis através de um editor gráfico simples.

O Braille Fácil é distribuído gratuitamente.


· Plaphoons

Um programa freeware para pessoas com dificuldade motriz ou problemas de fala. O utilizador pode digitar qualquer frase para ouvir o que foi escrito.

Mais informações: http://alagoasreal.blogspot.com/2008/08/plaphoonscomunicador-dinmico-para.html


· Talks

Leitor de ecrã para telemóveis. Algumas operadoras disponibilizam aparelhos que já possuem esse software instalado, para utilizadores com deficiência visual.

Mais informações: http://www.tiflotecnia.com/produtos/software/talks.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário