quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

NAVMETRO - Navegação assistida para pessoas cegas e com baixa visão na rede do Metro do Porto

O serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto para cegos e amblíopes - ficou disponível no dia 2 de Dezembro. Trata-se de uma ferramenta inovadora, que permite aos clientes com deficiência visual serem «conduzidos» nos vários momentos de utilização do sistema - escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação -, disponibilizando igualmente informação genérica sobre o Metro - linhas, horários, títulos.

Desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o NAVMETRO é uma inovação tecnológica que resulta de meses de investigação e desenvolvimento e do profundo trabalho de uma equipa de técnicos, investigadores e académicos. Com o objectivo de tornar a rede do Metro mais acessível e garantir as melhores condições de integração aos cidadãos com deficiência visual.

Basicamente, o NAVMETRO é uma ferramenta inédita a nível mundial, consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o seu aparelho (de qualquer operadora, marca e modelo, sem carecer de qualquer funcionalidade ou aplicação específica), um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, «guiado» nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar, encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora.

Os clientes registados poderão aceder, via Linha Olá Metro, aos seguintes serviços e áreas de informação:

  • Sistema de orientação NAVMETRO;
  • Estações existentes em cada linha;
  • Características das estações;
  • Horários em cada estação para as diferentes linhas;
  • Título/bilhete que deve ser adquirido indicando as estações de origem e de destino;
  • Serviço de apresentação de sugestões e reclamações sobre o serviço;
  • Serviço de perdidos e achados;
  • Informação específica do sistema de bilhética Andante a partir do reencaminhamento da chamada para a linha Andante.

Realça-se que, para as pessoas cegas ou amblíopes registadas no NAVMETRO, a utilização do serviço é totalmente gratuita.

Fonte:[Em Linha] [Consult 31 Jan 2010] Disponível em: WWW: URL:http://www.acapo.pt/index.php/mais-noticias/235-navmetro





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