quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Braile eletrônico: nova tecnologia permite leitura de impressos para deficientes visuais

A Intel Lançou um novo leitor de e-books (livros eletrônicos) destinado a portadores de deficiência visual. O Intel Reader, especialmente desenvolvido para utilizadores cegos e com baixa visão, fotografa as páginas de um conteúdo impresso e reproduz em voz alta o texto escrito. A nova tecnologia promete ser uma opção no mercado que procura facilitar a vida de portadores de deficiência.

Na opinião de Pedro Namhan de Freitas,instrutor de informática da Associação dos Cegos de Juiz de Fora que ficou cego aos 22 anos, o novo leitor portátil pode significar independência na vida do deficiente visual. “Essa tecnologia daria mais agilidade ao deficiente, porque se ele quiser ler uma conta que chegou pelo correio é só fotografar e ouvir. Se ele quisesse fazer isso hoje ele teria que pegar na conta, colocar num scanner, abrir o programa, scannear a conta e converter para texto lido. Daria muito mais trabalho e exigiria que a pessoa tivesse um computador por perto e soubesse usá-lo”.

Apesar das evidentes vantagens, o preço do Intel Reader é ainda bastante elevado, custando por volta de 1.500 dólares, o que corresponde a cerca 1,075.59 EUR. O instrutor Pedro Namhan critica o alto preço das tecnologias voltadas aos deficientes. “Tudo que é feito para deficiente visual é caro, uma bengala com sensor, por exemplo, está a 1,955.56 EUR”. Para eles, estes recursos precisam ser mais baratos para que representem de verdade uma melhora na sua qualidade de vida. “É uma contradição que eu não entendo. Se o deficiente visual não tem colocação no mercado de trabalho e não consegue ter um emprego onde ele tenha um salário alto, por que esses recursos tem que ser caros desse jeito? O governo deveria subsidiar alguma coisa, ou ele mesmo comprar, porque a quantidade de deficientes é muito pequena e o governo tem dinheiro para isso”, contesta Pedro.

Como funciona o Intel Reader

Para utilizar o Intel Reader o utilizador deverá colocar o equipamento um pouco acima do que pretende ler, o equipamento tira uma fotografia da página e, segundos após, o conteúdo é convertido em texto e fica disponível para ser visualizado num monitor de grandes dimensões ou lido em voz alta. O equipamento fotografa páginas de tamanho A5, possui suporte para arquivos MP3 e Wav, dois gigabytes de memória e uma tela LCD de 4,3 polegadas.


Fonte:[Em linha][Consult.29 Jan..]Disponível em: URL:http://juizdeforaonline.wordpress.com/2009/11/18/braile-eletronico-nova-tecnologia-permite-leitura-de-impressos-para-deficientes-visuais/



Nenhum comentário:

Postar um comentário